Mid-Side (MS) – Técnicas de microfonação básicas

Quando pensamos em gravação estéreo a primeira coisa que vem a cabeça é um par de microfones, no formato padrão (XY). Faz sentido pois é um réplica do sistema de audição humano.

Mas enquanto este formato XY é o método mais óbvio não é porém o único. A técnica Mid-Side (MS) de microfonação parece ser mais complexa mas oferece mais vantagens que o formato XY. Se você nunca ouviu falar de gravação tipo MS ou está com medo de tentar está perdendo uma poderosa arma secreta no seu arsenal de gravação.

Muito mais do que chega aos ouvidos

A técnica tradicional XY de gravação reproduz nossos ouvidos, como a audição humana a técnica XY recai sobre o tempo de atraso da chegada do som em uma entrada de som com relação a outra para localizar sua posição dentro do campo estéreo.

É um conceito simples e pode ser efetivo com o par certo de microfones posicionados de maneira correta para conseguir a melhor imagem.

Uma das partes mais fracas da técnica XY é o fato de ficar um pouco presa ao que foi gravado. Não existe muita possibilidade de mudar-se a imagem estéreo se ele já estiver em disco ou tape e em alguns casos mixar em mono pode resultar em cancelamento de fase.

A técnica MS possibilita um controle maior sobre a largura da propagação estéreo que outras técnicas de microfonação e permite fazer ajustes a qualquer tempo depois da gravação feita.

Esta técnica Mid-Side não é nova e foi concebida pelo engenheiro alemão da EMI Alan Blumlein, um pioneiro da estereofonia e som surround. Blumlein patenteou a técnica em 1933 e usou nas primeiras gravações estereofônicas.

A técnica MS  é amplamente usada em broadcast, graças as pistas em MS serem sempre mono-compatíveis. MS é técnica popular também em estúdios e salas de gravação, e dada a conveniência e flexibilidade, é uma boa escolha para gravação ao vivo.

O que você Precisa

Enquanto a técnica XY requer um par de microfones similares para criar uma imagem consistente, a técnica MS geralmente usa 2 microfones completamente diferentes ou iguais usando padrões de captação diferentes.

O microfone na posição “Mid” é colocado focando o centro da fonte sonora. Tipicamente este microfone deve ser do tipo cardioide ou hipercardioide (embora algumas variações desta técnica usem padrão omni ou figura-8). Os requisitos para o microfone “Side” são mais rigorosos e deve ser um que contenha padrão figura-8. Este microfone é posicionado em ângulo de 90 graus em relação a fonte sonora. Ambas cápsulas devem estar posicionadas o mais próximo possível geralmente uma sobre a outra.

Setup Mid mic

Um setup tipo MS com um AKG 414 como Side mic e um Audio Technica 4051 como Mid mic.

Como Funciona

Fluxo Mid-Side

Fluxo de sinal na gravação Mid-Side.

Não é incomum para músicos sentirem-se intimidados pela complexidade da gravação MS e já vi algumas pessoas ficarem um pouco confusas com a explicação de seu funcionamento. Mas basicamente esta técnica não é tão complicada, a ideia é o microfone do meio atuar como canal central enquanto o microfone Side cria canais de ambiência e direção dentro da imagem  adicionando ou subtraindo informações de cada lado.

O microfone Side em padrão figura-8 posicionado 90 graus em relação a fonte de áudio capta sons da ambiência e reverberação vinda dos lados. Como usa figura-8 os dois lados estão 180 graus fora de fase, em outras palavras uma carga positiva em um lado do diafragma do microfone cria uma carga negativa igual do outro lado. A parte frontal do microfone que representa o lado positivo está apontada para a esquerda enquanto o lado de trás ou negativo está apontado para a direita.

O sinal de cada microfone é então gravado em uma pista para cada, porém para ouvir a imagem estéreo serão necessárias algumas alterações.

Embora você tenha gravado só dois canais de áudio (Mid e Side), o próximo passo é dividir o sinal Side em dois canais separados, isto pode ser feito em sua estação de áudio ou mixer trazendo o sinal Side para dois canais e invertendo a fase de um deles, o balanço destes canais Side deve estar o máximo para direita e máximo para esquerda, isto resulta exatamente no que o microfone Side em modo figura-8 está captando.

Agora você tem 3 canais de áudio um Mid central e dois Sides que devem ser balanceados para a criação da imagem estéreo que você quer. (Esta parte pode parecer confusa.) A técnica MS funciona justamente pelo método de soma e diferença adicionando um dos sinais de Side (positivo) ao sinal central para somar e formar o canal esquerdo e então subtrair o outro sinal Side (negativo) do sinal central para formar o canal direito.

Matematicamente está é a formula:

Mid + (+Side) = canal esquerdo
Mid + (-Side) = canal direito

Agora se você ouvir só o canal central (Mid) ouvirá apenas sinal mono, trazendo pra frente os canais você obterá o sinal estéreo. Esta é a parte interessante a amplitude do efeito estéreo que pode ser regulado variando a quantidade de sinal Side na mix!

Porque Funciona

Um instrumento centrado é captado pelo microfone diretamente, mas o mesmo som bate num ponto nulo do microfone Side em figura-8, o sinal resultante é uma imagem centrada.

Um instrumento posicionado 45 graus a esquerda cria um som que atinge o microfone Mid e um dos lados do microfone Side em figura-8. Por a frente do microfone Side estar voltada para a esquerda o som resultante tem polaridade positiva e combinado a polaridade positiva do microfone Mid no canal esquerdo aumenta o nível deste canal no campo sonoro.

Enquanto isso no canal direito do microfone Side o mesmo sinal causa uma polaridade negativa fora de fase. Esta polaridade negativa combinada com o microfone Mid reduz o nível no canal direito.

Um instrumento posicionado 45 graus a direita cria exatamente o efeito oposto aumentando o sinal para a direita enquanto diminui o do canal esquerdo.

Fonte sonora

O microfone Mid atua como canal central enquanto o microfone Side cria a ambiência estéreo.

Qual a vantagem?

Uma das maiores vantagens da técnica MS é a flexibilidade que ela proporciona pois a imagem estéreo necessita do sinal que vem dos canais Side, aumentando estes sinais pode-se criar imagens maiores ou menores. Na prática você poderá mudar a imagem estéreo de uma gravação, algo impossível no método XY.

Experimente, ouça apenas o canal Mid, e terá um som direto e central e monofônico. Agora diminua este canal e vá subindo os microfones Side, aos poucos você perceberá que a imagem estéreo começará a aparecer, a junção destes canais criará a imagem estéreo que você deseja.

Outro grande benefício da técnica MS é proporcionar compatibilidade mono, pois quando colocado neste modo os sinais Side cancelam-se restando apenas o sinal Mid. E como os canais Mid contem mais ambiência, na versão mono o som aparecerá mais direto e claro. A gravação XY também é mono compatível mas a chance de uma cancelamento de fase é bem maior, por isso a popularidade da técnica MS em broadcast.

Outras variações

Enquanto a maioria das gravações MS são feitas com microfones cardioide para o microfone Mid a variação disso pode trazer efeitos interessantes. Tente o padrão omni no canal Mid para aumentar significativamente espaço e resposta mais extensa de frequências baixas.

Combinar microfones diferentes também trará outros resultados, mas o microfones devem ter um som parecido quando da gravação de pianos e corais pois os canais estão compartilhando informações de balanço e a tonalidade varia dentro do campo estéreo.

Para fontes sonoras menores como violões, microfones semelhantes não são tão necessários assim, você pode tentar microfones diferentes como colocar um de som brilhante para o Side para uma imagem estéreo mais viva.

Existem muitas informações relacionadas a técnica MS, é melhor experimentar pois a teoria pode ser bem mais confusa que a prática, porém sem dúvida este método lhe dará controle total sobre imagem estéreo de seu áudio além de ajudar a evitar problemas de cancelamento.

Ouça alguns loops de bateria gravado com técnica Mid-Side. Os microfones estão a um metro e meio da bateria, na altura da cabeça do baterista em um quarto pequeno. Você pode baixar os arquivos Mid e Side tipo WAV separadamente para testar.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/mid-side-mic-recording/

Quando pensamos em gravação estéreo a primeira coisa que vem a cabeça é um par de microfones, no formato padrão (XY). Faz sentido pois é um réplica do sistema de audição humano.

Mas enquanto este formato XY é o método mais óbvio não é porém o único. A técnica Mid-Side (MS) de microfonação parece ser mais complexa mas oferece mais vantagens que o formato XY. Se você nunca ouviu falar de gravação tipo MS ou está com medo de tentar está perdendo uma poderosa arma secreta no seu arsenal de gravação.

Muito mais do que chega aos ouvidos

A técnica tradicional XY de gravação reproduz nossos ouvidos, como a audição humana a técnica XY recai sobre o tempo de atraso da chegada do som em uma entrada de som com relação a outra para localizar sua posição dentro do campo estéreo.

É um conceito simples e pode ser efetivo com o par certo de microfones posicionados de maneira correta para conseguir a melhor imagem.

Uma das partes mais fracas da técnica XY é o fato de ficar um pouco presa ao que foi gravado. Não existe muita possibilidade de mudar-se a imagem estéreo se ele já estiver em disco ou tape e em alguns casos mixar em mono pode resultar em cancelamento de fase.

A técnica MS possibilita um controle maior sobre a largura da propagação estéreo que outras técnicas de microfonação e permite fazer ajustes a qualquer tempo depois da gravação feita.

Esta técnica Mid-Side não é nova e foi concebida pelo engenheiro alemão da EMI Alan Blumlein, um pioneiro da estereofonia e som surround. Blumlein patenteou a técnica em 1933 e usou nas primeiras gravações estereofônicas.

A técnica MS  é amplamente usada em broadcast, graças as pistas em MS serem sempre mono-compatíveis. MS é técnica popular também em estúdios e salas de gravação, e dada a conveniência e flexibilidade, é uma boa escolha para gravação ao vivo.

O que você Precisa

Enquanto a técnica XY requer um par de microfones similares para criar uma imagem consistente, a técnica MS geralmente usa 2 microfones completamente diferentes ou iguais usando padrões de captação diferentes.

O microfone na posição “Mid” é colocado focando o centro da fonte sonora. Tipicamente este microfone deve ser do tipo cardioide ou hipercardioide (embora algumas variações desta técnica usem padrão omni ou figura-8). Os requisitos para o microfone “Side” são mais rigorosos e deve ser um que contenha padrão figura-8. Este microfone é posicionado em ângulo de 90 graus em relação a fonte sonora. Ambas cápsulas devem estar posicionadas o mais próximo possível geralmente uma sobre a outra.

Setup Mid mic

Um setup tipo MS com um AKG 414 como Side mic e um Audio Technica 4051 como Mid mic.

Como Funciona

Fluxo Mid-Side

Fluxo de sinal na gravação Mid-Side.

Não é incomum para músicos sentirem-se intimidados pela complexidade da gravação MS e já vi algumas pessoas ficarem um pouco confusas com a explicação de seu funcionamento. Mas basicamente esta técnica não é tão complicada, a ideia é o microfone do meio atuar como canal central enquanto o microfone Side cria canais de ambiência e direção dentro da imagem  adicionando ou subtraindo informações de cada lado.

O microfone Side em padrão figura-8 posicionado 90 graus em relação a fonte de áudio capta sons da ambiência e reverberação vinda dos lados. Como usa figura-8 os dois lados estão 180 graus fora de fase, em outras palavras uma carga positiva em um lado do diafragma do microfone cria uma carga negativa igual do outro lado. A parte frontal do microfone que representa o lado positivo está apontada para a esquerda enquanto o lado de trás ou negativo está apontado para a direita.

O sinal de cada microfone é então gravado em uma pista para cada, porém para ouvir a imagem estéreo serão necessárias algumas alterações.

Embora você tenha gravado só dois canais de áudio (Mid e Side), o próximo passo é dividir o sinal Side em dois canais separados, isto pode ser feito em sua estação de áudio ou mixer trazendo o sinal Side para dois canais e invertendo a fase de um deles, o balanço destes canais Side deve estar o máximo para direita e máximo para esquerda, isto resulta exatamente no que o microfone Side em modo figura-8 está captando.

Agora você tem 3 canais de áudio um Mid central e dois Sides que devem ser balanceados para a criação da imagem estéreo que você quer. (Esta parte pode parecer confusa.) A técnica MS funciona justamente pelo método de soma e diferença adicionando um dos sinais de Side (positivo) ao sinal central para somar e formar o canal esquerdo e então subtrair o outro sinal Side (negativo) do sinal central para formar o canal direito.

Matematicamente está é a formula:

Mid + (+Side) = canal esquerdo
Mid + (-Side) = canal direito

Agora se você ouvir só o canal central (Mid) ouvirá apenas sinal mono, trazendo pra frente os canais você obterá o sinal estéreo. Esta é a parte interessante a amplitude do efeito estéreo que pode ser regulado variando a quantidade de sinal Side na mix!

Porque Funciona

Um instrumento centrado é captado pelo microfone diretamente, mas o mesmo som bate num ponto nulo do microfone Side em figura-8, o sinal resultante é uma imagem centrada.

Um instrumento posicionado 45 graus a esquerda cria um som que atinge o microfone Mid e um dos lados do microfone Side em figura-8. Por a frente do microfone Side estar voltada para a esquerda o som resultante tem polaridade positiva e combinado a polaridade positiva do microfone Mid no canal esquerdo aumenta o nível deste canal no campo sonoro.

Enquanto isso no canal direito do microfone Side o mesmo sinal causa uma polaridade negativa fora de fase. Esta polaridade negativa combinada com o microfone Mid reduz o nível no canal direito.

Um instrumento posicionado 45 graus a direita cria exatamente o efeito oposto aumentando o sinal para a direita enquanto diminui o do canal esquerdo.

Fonte sonora

O microfone Mid atua como canal central enquanto o microfone Side cria a ambiência estéreo.

Qual a vantagem?

Uma das maiores vantagens da técnica MS é a flexibilidade que ela proporciona pois a imagem estéreo necessita do sinal que vem dos canais Side, aumentando estes sinais pode-se criar imagens maiores ou menores. Na prática você poderá mudar a imagem estéreo de uma gravação, algo impossível no método XY.

Experimente, ouça apenas o canal Mid, e terá um som direto e central e monofônico. Agora diminua este canal e vá subindo os microfones Side, aos poucos você perceberá que a imagem estéreo começará a aparecer, a junção destes canais criará a imagem estéreo que você deseja.

Outro grande benefício da técnica MS é proporcionar compatibilidade mono, pois quando colocado neste modo os sinais Side cancelam-se restando apenas o sinal Mid. E como os canais Mid contem mais ambiência, na versão mono o som aparecerá mais direto e claro. A gravação XY também é mono compatível mas a chance de uma cancelamento de fase é bem maior, por isso a popularidade da técnica MS em broadcast.

Outras variações

Enquanto a maioria das gravações MS são feitas com microfones cardioide para o microfone Mid a variação disso pode trazer efeitos interessantes. Tente o padrão omni no canal Mid para aumentar significativamente espaço e resposta mais extensa de frequências baixas.

Combinar microfones diferentes também trará outros resultados, mas o microfones devem ter um som parecido quando da gravação de pianos e corais pois os canais estão compartilhando informações de balanço e a tonalidade varia dentro do campo estéreo.

Para fontes sonoras menores como violões, microfones semelhantes não são tão necessários assim, você pode tentar microfones diferentes como colocar um de som brilhante para o Side para uma imagem estéreo mais viva.

Existem muitas informações relacionadas a técnica MS, é melhor experimentar pois a teoria pode ser bem mais confusa que a prática, porém sem dúvida este método lhe dará controle total sobre imagem estéreo de seu áudio além de ajudar a evitar problemas de cancelamento.

Ouça alguns loops de bateria gravado com técnica Mid-Side. Os microfones estão a um metro e meio da bateria, na altura da cabeça do baterista em um quarto pequeno. Você pode baixar os arquivos Mid e Side tipo WAV separadamente para testar.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/mid-side-mic-recording/

2 Comentários

  1. emanuel costa disse:

    como faço para splitar o sinal do figura 8?
    tem algum tipo de cabo que posso fazer?
    como seria a configuração do cabo?

    • Quanta Brasil disse:

      Não se costuma “splitar” o sinal do próprio microfone com um cabo, mas sim copiar o sinal de áudio para uma outra pista (canal ou channel strip), para isso você pode fazer uma mandada auxiliar ou usar um subgrupo quando em sistema analógico. Quando o sinal já foi gravado é possível usar os recursos do próprio software para isso no ambiente digital. Há também à venda pré-amplificadores de microfone que já trazem o roteamento de sinal pronto para você, sem que direcionamentos de áudio sejam necessários, como o Octane da M-Audio. Não se esqueça de inverter a fase no sinal copiado que vem do microfone em figura 8.

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