Reason 7: O mais legal não é só o softwareReason 7: O mais legal não é só o software
Sete versões de software já são mais do que suficientes para que esteja na maioridade. Desde que o Reason surgiu, alavancado pelo Rebirth, vem ganhando inúmeros adeptos. Com a extinção do Record, o Reason passou a ser uma verdadeira DAW, mas o que mais “pegava” em termos de expansão eram os plug-ins. Enquanto a maioria das outras DAWs tinha a opção de crescer pelo lado do VST ou RTAS, o Reason ficava estagnado em seu rack, mesmo comportando infinitas combinações (o infinito não é o bastante para os criativos de alma?). Quando muito um Refillzinho gratuito pintava em algum site por aí (saudosa lembrança do Wilton piano…). Desde a versão 6.5 a Propellerheads abriu as portas para que outros fabricantes produzissem periféricos para o Rack do Reason e isso foi uma grande sacada e um sucesso tremendo que fez o Reason ressurgir no cenário do investimentos das DAW centrais de produção. Com a versão 7 uma dessas Rack extensions pode ser adquirida gratuitamente, a Audiomatic.
Esse novo periférico instalável é da própria Propellerhead e é um transformador psico-acústico do futuro com pegada retrô, segundo o próprio fabricante. Deixando de lado o que realmente significa esse adjetivo, pense que ele é um equalizador misturado com um exciter e um compressor com ajustes diferentes já organizados na forma de botões elucidativos. Ficou na mesma? Ok: Aperte o botão escrito Vinyl e o som da sua música vai parecer que está saindo de um disco de vinil e assim por diante para ou demais botões. A graça é brincar com o botão Transform, que aumenta ou diminui a intensidade do efeito.
Para ser utilizado em profusão como insert em qualquer canal ou mesmo como masterizador no master, essa é a nova linhagem de periféricos do Reason e, neste caso, grátis para quem é dono da versão 7. Vá já fazer o download!
__________
Daniel Raizer é Especialista de Produtos da Quanta Brasil, músico, escreve mensalmente uma coluna sobre Pro Tools na revista Audio, Música e Tecnologia, autor do livro “Como fazer música com o Pro Tools” e mantém um blog pessoal sobre Computer Music e arte (clique aqui para visitar).
0 Comentários