Teste de Produto: NI Alicia´s Keys
TESTE DE PRODUTO
NATIVE INSTRUMENTS: ALICIA´S KEYS
Por Daniel Raizer
Há muito tempo existem os samplers de piano, porém enquanto a maioria dos fabricantes se preocupa em samplear pianos tradicionais como o Steinway D, Boesendorfer 290 e Yamaha C7, a Native Instruments resolveu samplear um piano muito especial: o próprio Yamaha C3 Neo que pertence à uma ilustre proprietária: a Alicia Keys, sendo este piano um dos 3 únicos que existem no mundo. Caso você não more neste planeta e não acompanhe o show biz vale lembrar que a Alicia Keys é uma das mais expressivas artistas da atualidade, alcançando o título de superstar e ao longo de sua carreira já acumulou vários prêmios Grammy, além de ser uma exímia pianista e verdadeira beldade.
Esta biblioteca foi gerada a partir do próprio piano da artista, inclusive tocado por ela e totalmente gravada em seu estúdio particular pelos competentíssimos Tomas Skarbye e Ernest Cholakis (dois dos mais importantes criadores de bibliotecas de samples de nossa geração) e com ajuda de Niels Liberg, especialista de programação em Kontakt e de Ann Mincieli, super engenheira de gravação premiada com um Grammy.
O ponto alto desta biblioteca é o realismo, tanto na ressonância do piano, como nos barulhos e também na dinâmica. Para ajudar ainda mais na imagem virtual pode-se ajustar um reverb de convolução para colocar o piano em um espaço verossímil.
São mais de 3000 samples acomodados em um arquivo que ocupa quase 7Gb graças aos incríveis algorítmos de compactação e descompactação de arquivos que manejam 17Gb de samples no formato WAV do motor Kontakt.
Dentre as características mais importantes deste piano virtual podemos citar:
- O som do próprio piano da Alicia Keys.
- Sampleamento meticuloso com som dos dedos tocando as teclas (ajustável).
- Ressonância simpática das cordas que estão livres e que não foram percutidas ou quando o pedal de sustain estiver acionado.
- Barulhos dos mecanismos individuais de cada uma das 88 teclas e dos pedais.
- Reverb de convolução.
- Half damping – Acionamento progressivo do pedal de sustain.
- Kontakt Player incluso.
A presença do Kontakt Player no pacote, um dos mais conceituados Sample Players da atualidade, permite que você desfrute do som do piano de Alicia Keys no formato Standalone, dessa forma pode ser tranquilamente utilizado para estudar ou tocar ao vivo junto com seu teclado controlador, interface de áudio e seu notebook. Na hora da gravação você pode integrá-lo facilmente em qualquer Software de produção musical, pois este player abre também no formato plug-in compatível com os protocolos VST, AU e RTAS.
O computador necessário para rodar esta biblioteca deve ser otimizado para leitura de samples de disco e ter bons recursos de processamento, a sugestão do fabricante é de um PC ou Mac com processador 1.4Ghz e com 1Gb de Ram, mas, entenda-se que quanto mais recursos melhor e, dentre os recursos do Kontakt Player, vale ressaltar que é possível usar ferramentas sofisticadas de processamento como a opção de uso de um servidor de memória para quem tem mais de 4Gb na máquina (apenas para Mac OS X) que permite abrir os samples diretamente na memória RAM, além de outras, como suporte à máquinas que tenham multiprocessadores, proteção de overload de CPU – ajuste este que vai eliminando notas inteligentemente antes de saturar o processamento por acúmulo de acordo com um determinado critério ajustável (entre relaxado, médio, estrito e paranóico!), ajuste de buffer de preload, entre outras.
Abrindo a biblioteca no Kontakt Player (arrastando-a da lista para um lugar livre) podemos de imediato usar alguns presets para escolher diferentes ambientação e na guia settings podemos customizar o piano conforme desejamos. Nesta guia estão em primeiro lugar os ajustes de reverberação (convolução ou digital), lembre que a convolução necessita mais máquina e se estiver atrapalhando a performance use a reverberação digital. Ademais há ajustes de curva de sensibilidade, ajuste de barulhos de mecanismo e quantidade de ressonância, entre outros ajustes tornado possível lapidar a biblioteca de acordo com aquilo que sua criatividade intenciona.
Testei aqui na Quanta este piano usando um Macbook 2.0Ghz com 4Gb de Ram com um Oxygen 3a. geração e uma Mbox Mini e, apesar do disco rígido da máquina ser de 5400RPM, não houve dropouts. Mantive o buffersize em torno de 256Mb o que foi suficiente para ter uma latência imperceptível.
Experimentando este piano o que mais chamou a atenção foi a qualidade da ressonância e os releases das notas, incrivelmente marcante e posso dizer que é um dos mais expressivos instrumentos virtuais que já toquei, inclusive testei concomitantemente com o Ivory Grand Pianos que tenho instalado na máquina (e que ocupa quase 40Gb!) e a versão demo do Pianoteq 3. Apesar de todos estes outros intrumentos virtuais serem muito bons as passagens em pianíssimo com bastante pedal de sustain aberto no Alicia’s Keys foram muito mais vivas e completamente aveludadas e os ataques em forte foram rápidos e ríspidos, bem diferentes do que nos outros dois e uma vez testado, para sempre adotado.
O Alicia’s Keys funcionou muito bem de Wave a Chopin, passando por Cantaloop Island, mas indico à você visitar o site da Native Instruments para escutar as demos que lá estão.
Essa biblioteca foi feita para ajudar a Alicia Keys e é tão verdade isso que ela utilizou exclusivamente esse instrumento virtual em seu disco The Element of Freedom e nada impede que você também o faça em suas músicas.
TESTE DE PRODUTO
NATIVE INSTRUMENTS: ALICIA´S KEYS
Por Daniel Raizer
Há muito tempo existem os samplers de piano, porém enquanto a maioria dos fabricantes se preocupa em samplear pianos tradicionais como o Steinway D, Boesendorfer 290 e Yamaha C7, a Native Instruments resolveu samplear um piano muito especial: o próprio Yamaha C3 Neo que pertence à uma ilustre proprietária: a Alicia Keys, sendo este piano um dos 3 únicos que existem no mundo. Caso você não more neste planeta e não acompanhe o show biz vale lembrar que a Alicia Keys é uma das mais expressivas artistas da atualidade, alcançando o título de superstar e ao longo de sua carreira já acumulou vários prêmios Grammy, além de ser uma exímia pianista e verdadeira beldade.
Esta biblioteca foi gerada a partir do próprio piano da artista, inclusive tocado por ela e totalmente gravada em seu estúdio particular pelos competentíssimos Tomas Skarbye e Ernest Cholakis (dois dos mais importantes criadores de bibliotecas de samples de nossa geração) e com ajuda de Niels Liberg, especialista de programação em Kontakt e de Ann Mincieli, super engenheira de gravação premiada com um Grammy.
O ponto alto desta biblioteca é o realismo, tanto na ressonância do piano, como nos barulhos e também na dinâmica. Para ajudar ainda mais na imagem virtual pode-se ajustar um reverb de convolução para colocar o piano em um espaço verossímil.
São mais de 3000 samples acomodados em um arquivo que ocupa quase 7Gb graças aos incríveis algorítmos de compactação e descompactação de arquivos que manejam 17Gb de samples no formato WAV do motor Kontakt.
Dentre as características mais importantes deste piano virtual podemos citar:
• O som do próprio piano da Alicia Keys.
• Sampleamento meticuloso com som dos dedos tocando as teclas (ajustável).
• Ressonância simpática das cordas que estão livres e que não foram percutidas ou quando o pedal de sustain estiver acionado.
• Barulhos dos mecanismos individuais de cada uma das 88 teclas e dos pedais.
• Reverb de convolução.
• Half damping – Acionamento progressivo do pedal de sustain.
• Kontakt Player incluso.
A presença do Kontakt Player no pacote, um dos mais conceituados Sample Players da atualidade, permite que você desfrute do som do piano de Alicia Keys no formato Standalone, dessa forma pode ser tranquilamente utilizado para estudar ou tocar ao vivo junto com seu teclado controlador, interface de áudio e seu notebook. Na hora da gravação você pode integrá-lo facilmente em qualquer Software de produção musical, pois este player abre também no formato plug-in compatível com os protocolos VST, AU e RTAS.
O computador necessário para rodar esta biblioteca deve ser otimizado para leitura de samples de disco e ter bons recursos de processamento, a sugestão do fabricante é de um PC ou Mac com processador 1.4Ghz e com 1Gb de Ram, mas, entenda-se que quanto mais recursos melhor e, dentre os recursos do Kontakt Player, vale ressaltar que é possível usar ferramentas sofisticadas de processamento como a opção de uso de um servidor de memória para quem tem mais de 4Gb na máquina (apenas para Mac OS X) que permite abrir os samples diretamente na memória RAM, além de outras, como suporte à máquinas que tenham multiprocessadores, proteção de overload de CPU – ajuste este que vai eliminando notas inteligentemente antes de saturar o processamento por acúmulo de acordo com um determinado critério ajustável (entre relaxado, médio, estrito e paranóico!), ajuste de buffer de preload, entre outras.
Abrindo a biblioteca no Kontakt Player (arrastando-a da lista para um lugar livre) podemos de imediato usar alguns presets para escolher diferentes ambientação e na guia settings podemos customizar o piano conforme desejamos. Nesta guia estão em primeiro lugar os ajustes de reverberação (convolução ou digital), lembre que a convolução necessita mais máquina e se estiver atrapalhando a performance use a reverberação digital. Ademais há ajustes de curva de sensibilidade, ajuste de barulhos de mecanismo e quantidade de ressonância, entre outros ajustes tornado possível lapidar a biblioteca de acordo com aquilo que sua criatividade intenciona.
Testei aqui na Quanta este piano usando um Macbook 2.0Ghz com 4Gb de Ram com um Oxygen 3a. geração e uma Mbox Mini e, apesar do disco rígido da máquina ser de 5400RPM, não houve dropouts. Mantive o buffersize em torno de 256Mb o que foi suficiente para ter uma latência imperceptível.
Experimentando este piano o que mais chamou a atenção foi a qualidade da ressonância e os releases das notas, incrivelmente marcante e posso dizer que é um dos mais expressivos instrumentos virtuais que já toquei, inclusive testei concomitantemente com o Ivory Grand Pianos que tenho instalado na máquina (e que ocupa quase 40Gb!) e a versão demo do Pianoteq 3. Apesar de todos estes outros intrumentos virtuais serem muito bons as passagens em pianíssimo com bastante pedal de sustain aberto no Alicia’s Keys foram muito mais vivas e completamente aveludadas e os ataques em forte foram rápidos e ríspidos, bem diferentes do que nos outros dois e uma vez testado, para sempre adotado.
O Alicia’s Keys funcionou muito bem de Wave a Chopin, passando por Cantaloop Island, mas indico à você visitar o site da Native Instruments para escutar as demos que lá estão.
Essa biblioteca foi feita para ajudar a Alicia Keys e é tão verdade isso que ela utilizou exclusivamente esse instrumento virtual em seu disco The Element of Freedom e nada impede que você também o faça em suas músicas.
0 Comentários